Projeto Assistencial do HIFA é reconhecido no Estado

Instituição recebeu 1º lugar no prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas na categoria Dignidade Humana

21.11.2022

Na noite da última quinta-feira (17), o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (HIFA), recebeu o Prêmio Luiz Nivaldo da Silva de Boas Práticas na categoria Dignidade Humana com o Instituto da Criança, Unidade Estratégica da instituição que tem como missão prestar atendimento integral em todas as suas fases de crescimento e desenvolvimento. O título foi concedido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Espírito Santo (Fehofes), que premiou instituições filantrópicas nas categorias Gestão de Pessoas, Segurança do Paciente, Gestão de Processos e Dignidade Humana.

Segundo o presidente do HIFA, Winston Roberto, o prêmio significa reconhecimento ao trabalho realizado com excelência pela equipe. “O título é dedicado a toda a equipe multidisciplinar do Instituto da Criança, do Hospital Infantil e a todos os nossos profissionais da saúde que de alguma forma estão envolvidos com a iniciativa e se dedicam não apenas em tratar doenças, mas em evitar que elas ocorram. Não podemos deixar de destacar e de homenagear a Dra. Kátia Valéria Manhabusque, coordenadora do Instituto da Criança e do Programa de Residência Médica em Pediatria, que desenvolve esse trabalho com tanto esmero”, destacou.

O Instituto da Criança atua com recursos próprios desde 2014 e até o momento já atendeu mais de 23 mil crianças de mais de 15 bairros do município, em que o poder público municipal considerou como regiões que necessitavam de atendimento especializado. De acordo com a Dra. Kátia, as crianças são acompanhadas do nascimento até os 19 anos.

“Quando nós oferecemos um atendimento integral damos a essas crianças a oportunidade de crescer em toda a sua potencialidade. Nós nos preocupamos com a família onde está inserida, com a escola, seus comportamentos, emoções e alimentação para que sejam no futuro, adultos mais saudáveis”, esclareceu Dra. Kátia.

Além do atendimento às crianças, o projeto também tem o viés de formar médicos pediatras. “Somos um Centro de Ensino em que a nossa residência em pediatria atua com excelência. O resultado é um atendimento com dignidade e foco na promoção da saúde”, completou.

Projetos

O Instituto da Criança tem diversos projetos, entre eles: “Primeiras Papinhas”, com orientação alimentar através de oficinas práticas de introdução de alimentos sólidos, na sede do Instituto; atuação na comunidade com “Conversando sobre obesidade infantil”; “Conversando com as futuras mamães”; “Conversando com o escolar”; além das ações no dia das crianças. No hospital acontece o Papá Gourmet com pratinhos divertidamente saudáveis. Há ainda projetos em implantação, como o acompanhamento de adolescentes nas escolas e o Follow-up, que iniciou com o atendimento de alto risco na maternidade e passou a acompanhar crianças prematuras após a alta hospitalar. Esse em especial, abrange todos os bairros de Cachoeiro de Itapemirim.

Confira outras fotos:

 

Comentários

Mais Notícias