Médica do HIFA participa de reunião sobre prevenção de acidentes com crianças, na Assembleia

Existe uma lei federal, a 13.722/2018, conhecida com Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos

15.08.2022

Foto: Ana Salles

No último dia 09 de agosto, a Dra. Aline Rodrigues, Pediatra e Intensivista do HIFA Guarapari, esteve em Sessão da Comissão de Saúde, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, ALES, para falar de um assunto muito importante: prevenção de acidentes e primeiros socorros em crianças, em especial nas escolas e empresas. Entre os protocolos mais importantes estão a manobra de desengasgo e a massagem cardiopulmonar.

A profissional destacou sobre a importância de orientar funcionários sobre o protocolo de atendimento em situações de emergência, conhecido como suporte básico de vida.

“Essa noção básica de socorrer é responsável por até 70% de chance de a criança chegar bem ao hospital e sobreviver sem sequelas. Precisamos focar na prevenção e – se algo ocorrer – que as pessoas estejam preparadas para prestar esse atendimento”, defendeu a médica.

Existe uma lei federal, a 13.722/2018, conhecida com Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Na ocasião os deputados Dr. Hércules e Dr. Emílio Mameri ressaltaram a importância do HIFA para o Estado. “O hospital começou em Cachoeiro de Itapemirim, em frente ao Campo do Estrela depois expandiu e de lá pra cá só melhorou a sua assistência”, disse Dr. Hércules.

Dr. Emílio também fez questão de falar um pouco do Hospital Infantil. “Eu conheço o trabalho que o HIFA realiza em Cachoeiro de Itapemirim. A direção da instituição faz um belo serviço e isso fez com que o grupo crescesse muito. Hoje é considerado um hospital de ponta em todo o Espírito Santo”, finalizou.

 

Comentários

Mais Notícias