O HIFA em expansão: novos setores são inaugurados no Aquidaban

A nova UTIP recebeu o nome de Glauber Coelho, o Centro Cirúrgico de Jersilio Cypriano e a Enfermaria Cirúrgica Pediátrica de Anna Nery

18.07.2022

Fotos: Wallace HullLegenda

Na manhã desta segunda-feira (18) foram inaugurados o Centro Cirúrgico, a UTIP e Enfermaria Cirúrgica. Estiveram presentes o Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes e importantes lideranças cachoeirenses.

“Inaugurar essas áreas e aumentar ainda mais o HIFA Aquidaban é mais um sonho sendo realizado. O Estado está nos contratando para sermos um hospital geral especializado em pediatria. Nós fizemos obras e instalações dignas para atender a população do jeito que ela merece”, ressaltou o presidente do HIFA, Sr. Winston Roberto.

O Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Júnior, reforçou a importância que o HIFA possui para o estado e população. “Cada real aplicado aqui retorna em dignidade. A qualidade do atendimento dos hospitais filantrópicos tem tanta importância para o governo do Estado está revendo contratado para em 2023 repassar mais verba às instituições”, destacou.

Na ocasião, Nésio Fernandes recebeu a comenda mais alta da instituição, o Troféu Gilson Carone, como reconhecimento ao trabalho que vem realizando em prol da população. Ele é a sexta personalidade a receber este reconhecimento.

Enfermaria Cirúrgica Pediátrica

A Enfermaria Cirúrgica Pediátrica integra a moderna estrutura de alto padrão do HIFA Aquidaban, com total de 12 leitos. A ala atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pacientes que precisam passar por procedimentos cirúrgicos e dá todo o suporte para o melhor restabelecimento dos pacientes.

Este setor recebeu o nome de Anna Justina Ferreira Nery, mais conhecida como Anna Nery. Ela foi uma enfermeira brasileira, pioneira da enfermagem no Brasil. Pela elevada consciência humanitária e por atender pessoas de diferentes origens sem fazer distinção, ficou conhecida como a “mãe dos brasileiros”. Portanto, não poderíamos deixar de prestar essa homenagem.

UTIP

A nossa UTIP tem ambiente mais amplo e acolhedor e é composta por 20 leitos com isolamento; salas de prescrição; postos de enfermagem; sala de espera da UTI; sala de reunião; sala da família; além de áreas de apoio para os profissionais que atuam no setor.

Um dos diferenciais do setor é a humanização. Considerando que grande parte dos pacientes permanece longo período na UTIP, pensou-se em criar um ambiente lúdico para além das paredes gélidas de um hospital.

E como forma de agradecer toda a contribuição que ele fez a sociedade. Temos a alegria de anunciar que este espaço receberá o nome do ex-deputado Glauber Coelho.

Centro Cirúrgico

O espaço onde são realizados todos os procedimentos anestésicos e cirúrgicos do HIFA, tem a capacidade de realizar de 200 a 240 cirurgias de média e alta complexidades por mês.

O Centro Cirúrgico é composto por quatro salas cirúrgicas, cinco leitos de recuperação pós-anestésica (rpa), um quarto com três leitos de hospital dia, além de áreas de apoio aos profissionais que atuam no setor.

O Centro Cirúrgico recebeu o nome de uma pessoa muito especial para o HIFA. O Sr. Jersílio Cypriano foi membro da diretoria da instituição e esteve a frente lutando pelos interesses do hospital por mais de 16 anos.

Comentários

Mais Notícias