Ao comemorarmos o mês da criança, vale ressaltar e refletir sobre a importância da saúde integral dos pequenos, sobretudo, voltar a atenção dos profissionais e da família para a primeira infância

25.10.2021

Texto por: Dr. Hudson Cacau

Ao comemorarmos o mês da criança, vale ressaltar e refletir sobre a importância da saúde integral dos pequenos, sobretudo, voltar a atenção dos profissionais e da família para a primeira infância. Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para seu desenvolvimento.  

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a formação propícia das conexões cerebrais, acontece na gestação e se estende até por volta dos cinco anos de idade.  

Um dos principais estímulos que os pais e os programas de promoção à saúde da criança podem oferecer de forma a contribuir é a leitura. A criança já nasce com a capacidade de escutar e, quando se lê em voz alta, amplia-se o vínculo afetivo, melhora a linguagem e amplia o favorecimento do prazer pela leitura, a criança aprende a ouvir e melhora a qualidade do sono.  

A criança é um ser em pleno desenvolvimento, por isso, é muito importante que ela cresça em ambiente saudável, com possibilidades de contato com outras crianças, brincadeiras que despertem a autoconfiança e autoestima, bem como, cercada de afeto.   

Vale ressaltar que o contato com a natureza é primordial para o desenvolvimento e a interação do indivíduo com o meio social, uma vez que fortalece a saúde física, emocional e mental. O direito da criança de brincar em ambiente externo e ao ar-livre, em contato com a natureza tem sido pauta de muitas ações da SBP, pois está fundamentado em atos legais e marcos do desenvolvimento da criança. 

Toda a criança tem direito à vacinação e, é um dever de todos os responsáveis fazer valer esse direito. A vacinação é a medida mais efetiva para prevenção das doenças. No Brasil, o sistema de saúde público oferece gratuitamente grade número de vacinas. Todos devem estar atentos ao calendário básico de vacinação para prevenir patologias graves. Assim, quanto antes a criança ficar imune, melhor será para a sua saúde. 

O pediatra é o especialista na saúde infantil e manter a rotina nas consultas na primeira infância é essencial para garantir a saúde integral na vida da criança.  

Comentários

Mais Notícias