Setembro laranja: palestras marcam ações em prol da segurança do paciente no HIFA

O tema deste ano é “Cuidado Materno e neonatal seguro” e o objetivo das ações foi alertar sobre situações indispensáveis na promoção da segurança dos pacientes.

30.09.2021

Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Segurança do Paciente é comemorado em 17 de setembro. Por este motivo, nas últimas duas semanas o HIFA Aquidaban e HIFA Sumaré promoveram diversas palestras e atividades para chamar a atenção de profissionais e pacientes. O tema deste ano é “Cuidado Materno e neonatal seguro” e o objetivo das ações foi alertar sobre situações indispensáveis na promoção da segurança dos pacientes.

No HIFA Aquidaban a programação aconteceu entre os dias 20 e 24. Gustavo Zigone, diretor de enfermagem do Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) foi um dos convidados para ministrar duas palestras: “Aja agora para a segurança do paciente” e “A cultura da segurança do profissional de saúde é uma prioridade para a segurança do paciente”.

No último dia aconteceu uma Batalha Estratégica, que resultou em três frases mais votadas, em primeiro lugar ficou a frase: “Aja agora para segurança do paciente, porque investir em segurança não é somente cumprir com a legislação, é também nutrir o ser humano que existe dentro de cada colaborador, agregando valores e empatia do nosso dia-a-dia.”

As frases que ficaram em segurando e terceiro lugar respectivamente foram: “Aja segurança do paciente, pois a vida é um dom de Deus, cuide bem dela: trabalhe com segurança. Abra as portas para a segurança, você é chave dela. Acidentes não acontecem por acaso, mas sim descaso. Agir com segurança é mais que liberdade é interagir com a vida, é ter responsabilidade” e “As mesmas mãos que cuidam são as mesmas que podem causar danos, não seja cúmplice deste dano, lave as mãos.”

Já no HIFA Sumaré, assuntos como Síndrome de Bournot, Baby Blues/Depressão pós-parto e cuidados com o recém-nascidos foram abordados por profissionais como o infectologista e diretor técnico, Dr. Leandro Tavares; a obstetra e Coordenadora da Maternidade, Dra. Rosely Freixo; e a Enfermeira Dayane Oliosi.

A Semana da Segurança do Paciente no Sumaré também foi marcada pelo retorno da Visita da Gestante, que durante a pandemia ficou suspensa, além da implantação do Check-List de Parto Seguro, com a profissional Liliane Okamoto.

Confira algumas fotos:

 

Comentários

Mais Notícias