HIFA passa a atender gestantes de alto risco nesta sexta-feira (16)

Com a mudança, maternidade passa a ter capacidade para realizar 300 partos no mês

15.07.2021

Foto: Wallace Hull

A partir desta sexta-feira (16), às 7h, o Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, passa a atender também gestantes de alto risco. Com a mudança, que faz parte da ampliação do contrato da instituição com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de partos por mês deve aumentar de 150 para 300.

“O serviço da maternidade do HIFA se torna referência para todas as gestante do município e também dos demais municípios da região Sul Capixaba, tanto de risco habitual, que já eram atendidos em nossa maternidade desde janeiro de 2019, como também para alto risco”, explicou a médica Coordenadora da Maternidade, Dra. Rosely Freixo.

Segundo o superintendente da instituição, Jailton Pedroso, com a novidade, o Sul do Estado ganha UTI materna especializada no tratamento das gestantes e puérperas. “Nos possibilita cuidar da mãe e do recém-nascido em um só espaço, com serviço de neonatologista de qualidade e UTI materna para o tratamento adequado dessas mulheres”, ressaltou.

Quando atendia apenas gestante de risco habitual, a maternidade do HIFA recebia gestantes com idade gestacional a partir de 37 semanas, agora amplia para qualquer período da gestação.

Maternidade HIFA

Os atendimentos atendem as normativas da Rede Cegonha do Ministério da Saúde, que têm como cultura institucional os protocolos de parto adequado. A técnica proporciona mais conforto e segurança às gestantes e ao bebê.

Além disso, a maternidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesistas, cardiologistas, nefrologista, cirurgião geral e pediátrico, neurocirurgião, ortopedistas psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, entre outros. Já a estrutura física antes composta por 48 leitos, agora ganha mais 48, totalizando 96 e equipada por Centro Cirúrgico, Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCO), UTI adulto, UTI neonatal e salas de parto PPP, o resultado é um atendimento humanizado.

Comentários

Mais Notícias