(28) 2101-5656

Pessoas de bem: Presidente Winston Roberto fala dos desafios e crescimento do HIFA


02.02.2021

E para encerrar a série “Pessoas de Bem” em que contamos um pouco da história de cada conselheiro membro da Administração do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis, HIFA, conversamos com o presidente da Instituição, Sr. Winston Roberto Machado, que está à frente da gestão do hospital desde 2006.

Apesar de sempre ter feito boas ações ao longo da sua vida, essa foi a primeira vez que assumiu a gestão de uma instituição de forma voluntária. “Eu sempre ajudei as pessoas como eu podia, mas comecei a fazer parte da gestão a convite do presidente na época, que era meu vizinho, o Atílio Travaglia. Eu não sabia como poderia ajudar, eu não sou da área médica, não possuía relacionamentos políticos e eu achava que não era me perfil. Para você ter ideia, eu tinha pavor de microfone. Mas pouco mais de um mês que eu entrei para o Conselho, o Atílio renunciou e então eu assumi a presidência e o Sr. José Clara a vice-presidência”, contou.

Segundo ele, o hospital era muito carente e repleto de necessidades. “Foi após uma visita ao hospital que decidimos por conta própria, junto aos conselheiros, reformar a enfermaria. As janelas eram em madeira, mas já em situação complicada caindo, o piso era todo de caco de mármore, não tinha banheiro naquele espaço. E cada um ajudou como podia, um doou o mármore, o outro pagou a mão de obra e o outro a pintura. O Sr. José Clara e sua família, por exemplo, doaram 10 leitos na época. Então nós começamos a agir”, lembrou.

Outra problemática foi o compressor medicinal, que explodiu e custava R$60 mil reais. “Não pensamos duas vezes e fizemos uma campanha para arrecadar recursos. Saímos pela manhã e na hora do almoço já tínhamos conseguido o dinheiro.”

O desafio, de acordo com o Sr. Winston era tornar o hospital independente. “Até então o hospital era mantido por meio de voluntariado, não tinha receita própria, o que dificultava o crescimento, pois as necessidades eram grandes e constantes. A partir daí começamos a buscar apoio da prefeitura, do Estado, correr atrás dos papeis para torná-lo apto a receber recursos não somente por meios de convênios com o governo, mas também de emendas parlamentares”.

O hospital também tinha dívidas de conta de luz atrasadas de um período de seis anos, quando estava sob administração da prefeitura. “Nós procuramos a Excelsa na época, hoje EDP, e negociamos porque era do nosso interesse zerar essa pendência. Foi quando surgiu a ideia das doações pela conta de luz, que recebemos até hoje. Essa estratégia nos permitiu pagar tanto a conta atrasada, como a conta referente ao mês”, explicou.

Com o tempo, o hospital começou a ganhar credibilidade na cidade pelo bom atendimento. “Começamos a receber muitos recursos de emendas, então compramos o prédio que hoje funciona a Policlínica e o HIFA Saúde Ocupacional e equipamos o nosso laboratório, que ficou superdimensionado para a nossa demanda e passamos a atender demandas fora do hospital também por meio da medicina ocupacional. Nesse aspecto o Conselho também foi muito importante por conhecer muita gente na cidade. E com o tempo só fomos evoluindo.”

Outra grande conquista foi o HIFA Aquidaban. “O imóvel estava vinculado ao Ministério da Saúde (MS) porque os recursos da obra saíram de lá, mas como não foi finalizada, também não foi feita a prestação de contas. Então o superintendente Jailton Pedroso e o Conselheiro Jersílio Cypriano foram a Brasília algumas vezes para conversar com o Ministro da Saúde para tentar solucionar a situação. Contamos com o apoio do representante do MS aqui Estado também e conseguimos colocar o hospital para funcionar, primeiro com a transferência do Pronto Atendimento Infantil, depois com a abertura dos leitos para tratamento da COVID-19 e recentemente com o Pronto Socorro. A ideia é futuramente transformar o espaço em hospital infantil”, disse.

Sobre Sr. Winston

Além de presidente do HIFA, Sr. Winston é também conselheiro administrativo do SICOOB e é proprietário da empresa Winston Transportes. Mas antes mesmo de fazer parte do HIFA, Sr. Winston conta que já realizada trabalhos sociais. “A minha esposa é de Vargem alta e eles são espíritas. Lá realizávamos muitas campanhas para atendimento social. Era campanha de natal, para arrecadar cobertor, enxovais. Então a gente sempre ajudava. E aqui na empresa recebo muitas pessoas que buscam ajuda e eu procuro sempre fazer a minha parte.”

O Sr. Winston falou sobre o sentimento de servir ao hospital em prol da população. “Não tem preço que pague a satisfação de fazer o bem. É gratificante entrar no hospital e ser recebido por cada colaborador com um sorriso, de andar na rua e ouvir as pessoas agradecendo pelo bom atendimento que receberam no HIFA. E ver o hospital hoje e lembrar como era antes é a certeza de que estamos no caminho certo, vencendo cada etapa e crescendo cada vez mais”, finalizou.

Comentários


Mais Notícias

Instagram @hifaes


Como chegar


Rua Coronel Guardia, 100 - Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29300-070

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 2101-5656
28 2101-5604
hifa@hifa.org.br

 Formulário de contato

© HIFA - Hospital Materno Infantil Francisco de Assis. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web