(28) 2101-5656

Setembro amarelo e a valorização da vida


A campanha tem o objetivo de trazer maior visibilidade ao tema do suicídio, promover discussões pertinentes e psicoeducação, visando alertar a população sobre a importância do tema e a valorização da vida

08.09.2020

Psicóloga: Joyce Paula de Souza Pereira Ferreira CRP16/5064

Tudo amarelo por aqui e o motivo? O setembro Amarelo chegou! Uma campanha que existe no Brasil desde 2015 e tem como intuito trazer maior visibilidade ao tema do suicídio, promover discussões pertinentes e psicoeducação, visando alertar a população sobre a importância do tema e a valorização da vida.

Infelizmente, a despeito da pequena diminuição das taxas ocorrência de suicídio no mundo, o Brasil parece ir na contramão desse processo e os dados entre a população jovem são ainda mais alarmantes. Segundo o Conselho Federal de Medicina (2014), são registrados cerca de dez mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. Portanto, falar em suicídio, silenciosa epidemia, é necessário e urgente.

Grande parte das pessoas que comente suicídio nunca teve acesso a um profissional de saúde mental durante a sua vida. Essa constatação nos leva a pensar sobre tabus e mitos a serem vencidos no que diz respeito a procurar ajuda de um profissional de psicologia ou médico psiquiatra, pois as pessoas tendem a se sentirem discriminadas. Lembre-se: isso é apenas um mito, procure ajuda!

Além dos mitos e tabus, existem também os entraves quando falamos do acesso aos profissionais e serviços de saúde mental. O suicídio é um grave problema de saúde pública e para preveni-lo é imprescindível fortalecer as políticas públicas e os serviços em saúde mental, potencializando-os em todos os níveis de atenção.

Você não está sozinho!

Conheça o Centro de Valorização da Vida que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188!

 

Comentários


Mais Notícias

Instagram @hifaes


Como chegar


Rua Coronel Guardia, 100 - Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29300-070

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 2101-5656
28 2101-5604
hifa@hifa.org.br

 Formulário de contato

© HIFA - Hospital Materno Infantil Francisco de Assis. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web