(28) 2101-5656

Sou gestante, quais cuidados devo ter com o Coronavírus?


Confira as respostas para as principais dúvidas das gestantes nesse momento de pandemia

23.03.2020

Segundo os especialistas em obstetrícia, para evitar contaminação as gestantes devem evitar dirigir-se aos centros hospitalares, exceto em caso de urgência. Isso porque, assim como toda a população, elas devem seguir as recomendações do Ministério da Saúde, quanto às medidas de precaução.

Mas quando devo ir à maternidade?

Caso apresente sintomas leves, permaneça em casa.

A recomendação é procurar a maternidade de referência somente em casos graves. Por exemplo, caso apresente sintomas como: febre persistente, tosse forte e falta de ar sem melhora mesmo com o uso de medicação.

Ressaltamos que na presença de sinais de alerta da gestação, perda de liquido em grande quantidade, sangramento vermelho vivo e diminuição de movimentação fetal a gestante também deve procurar a maternidade.

É possível passar o Coronavírus de mãe para o feto?

Há apenas um caso reportado da possível infecção vertical de mãe para feto. Mas na opinião de especialistas, é improvável que fetos sejam contaminados durante a gestação. Uma série de casos publicada com mães infectadas pelo vírus que testou o líquido amniótico, sangue do cordão, swabs neonatais e leite materno, foram negativos para o vírus COVID -19.

Portanto, como não há evidência de infecção fetal intra-uterina, é considerado improvável que haja efeitos congênitos no desenvolvimento fetal.

Isso quer dizer que até o momento não há risco da mãe transmitir a doença para seu bebê ainda no útero.

Há alguma contraindicação da amamentação?

Segundo o Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a amamentação ainda é a melhor proteção que a mãe pode oferecer ao filho. Isso porque os principais artigos publicados sobre o tema indicam que os benefícios da amamentação são superiores aos riscos de transmissão do novo vírus, assim como ocorre em diversas outras viroses.

 

O HIFA entende a preocupação das gestantes diante da pandemia, mas ressalta que este momento não é para pânico, mas para conscientização e responsabilidade. A precaução é a melhor recomendação!

 

Referência Bibliográfica: Guidance for healthcare professionals on Coronavirus (COVID-19infection in pregnancy, published by the RCOG, Royal College of Midwives

Comentários


Mais Notícias

Instagram @hifaes


Como chegar


Rua Coronel Guardia, 100 - Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29300-070

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 2101-5656
28 2101-5604
hifa@hifa.org.br

 Formulário de contato

© HIFA - Hospital Materno Infantil Francisco de Assis. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web