Laboratório de Análises Clínicas
"SATYRO PEREIRA FRANÇA"

Laboratório de Análises Clínicas
Laboratório de Análises Clínicas

O Laboratório do Hifa vem trabalhando há 21 anos com a eficácia na diagnose laboratorial, seriedade e qualidade nos serviços prestados. O laboratório ganhou destaque no atendimento a pacientes de todo o sul do Estado, de todas as idades, sendo sua especialidade a coleta infantil, sendo um complexo laboratorial de alta tecnologia atendendo ao SUS (Sistema Único de Saúde) e convênios.

 

Antigamente, o Laboratório era conhecido como Microlab, mas em Dezembro de 2008 com a construção do novo Laboratório de Análises Clínicas recebeu o nome de “Laboratório Satyro Pereira França” que homenageia o ex-presidente e um dos maiores empreendedores na história do hospital.

 

O Laboratório de Análises Clínicas investiu na atualização e automatização de seus exames, em 2007, com a aquisição de vários equipamentos introduzindo tecnologias mais modernas. Foram adquiridos quatro novos equipamentos dando aos clientes, tanto do SUS, quanto de convênios e particulares, maior segurança, precisão e agilidade nos resultados dos exames:

 

Selectra Flexor E, equipamento automatizado, que permite maior precisão e rapidez nos resultados de exames, como o de glicose, colesterol, triglicerídeos, ácido úrico, enzimas cardíacas, entre outros;
Troponina Cardiac reader, indicado para confirmar a suspeita de infarto, avaliar risco de pacientes com angina e detectar lesões no miocárdio;
Bactec 9050, da marca BD, um equipamento de hemocultura automatizado, o primeiro do sul do Estado do Espírito Santo, que detecta a presença de microrganismos no sangue e demais líquidos biológicos;
Sysmex XT 1800, aparelho que realiza hemograma completo em menos de um minuto, com precisão e exatidão superiores aos sistemas convencionais – equipado com um Sistema Hospitalar Analisador dos demais líquidos biológicos como Liquor, Líquido Sinovial, Ascítico e entre outros, além de ser, indicado para diagnóstico da meningite e acidente vascular cerebral (AVC).

Segundo Dr. David Marcos Câmara Costa, especialista em Análises Clínicas e Diretor Técnico do Laboratório, os novos equipamentos permitem maior exatidão e agilidade nos resultados dos exames. “A automatização do laboratório foi fundamental para a melhoria dos nossos serviços. Ajudou a liberar os laudos em tempo hábil ao médico, para assim fazer as intervenções necessárias e evitar as desnecessárias” ressaltou.

 

No mês de Setembro deste ano, o Hifa inaugurou a Nova Unidade de Coleta no Centro Municipal de Saúde, promovendo uma melhoria no atendimento aos pacientes do SUS, principalmente as gestantes e os idosos, e ampliando ainda mais os serviços oferecidos a toda população.

 

O Laboratório tem como missão “Contribuir no diagnóstico, na prevenção e no prognóstico correto por meio de análises e interpretação de materiais humanos, assegurando aos pacientes resultados confiáveis”, garantindo a qualidade dos serviços prestados, através da implantação de projetos como:

 

Sistema de Gestão e Garantia da Qualidade – padronizar as atividades, reduzir os custos operacionais e garantir qualidade e segurança no resultado laboratorial;
Sistema de Treinamento e Educação Continuada - para aprimorar os conhecimentos técnicos e capacitação de toda equipe;
Controle Interno da Qualidade – Monitorar a qualidade da fase analítica de todos os procedimentos internos;
Certificações de Qualificação – participar da avaliação e programas que garantam a qualificação e assegure maior confiabilidade dos laudos laboratoriais.

“Essa melhoria vem resolver as questões relativas às exigências da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), bem como permitir a otimização dos fluxos de trabalho nos diversos setores técnicos e proporcionar a Unidade de Garantia da Qualidade, que conquistou o Certificado de Qualidade Padrão ‘A’ outorgado pela Unimed Sul Capixaba, já que o laboratório presta os serviços de Análises Clínicas para o Hospital Unimed”, conforme salientou Dr. David Marcos.

 

Para confirmar todas as mudanças e melhorias, Dr. Mauro Sérgio Lacerda Godinho, Diretor Técnico do Hifa, enfatizou: “Toda reestruturação do Laboratório de Análises Clínicas ‘Satyro Pereira França’ vem acelerando consideravelmente a entrega dos resultados de exames e pretende-se continuar com a missão do laboratório, porém, temos a visão de ser reconhecido como o maior e melhor laboratório da região do Sul do Estado dentro dos próximos três anos”.

 

Notícias

Webmail | Mapa do site | Contato

 

28 2101-5656

Rua Coronel Guardia, 62 - Bairro Centro - CEP: 29300-070 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

 

HIFA

 

© 2016 Hospital Infantil Francisco de Assis.

Todos os direitos reservados.