(28) 2101-5656

Instituto da Criança


Instituto da Criança

O Hospital Infantil “Francisco de Assis” (HIFA), instituição filantrópica com 42 anos de história no atendimento de crianças e adolescentes no município de Cachoeiro de Itapemirim, constitui-se referência em Pediatria na macrorregião sul do estado. Resultado da iniciativa, em especial, do jovem pediatra Dr. Gilson Caroni, historicamente se firmou no contexto da saúde dentro do conceito da filantropia.

No âmbito de suas ações para crescimento e desenvolvimento institucional foi criado o “Projeto Crescer” que consiste na ampliação de trabalhos já desenvolvidos pelo hospital buscando sempre a excelência bem como a melhoria da estrutura física.

Neste momento de crescimento surge a oportunidade de uma parceria com a tradicional escola de Medicina EMESCAM e com a Santa Casa de Misericórdia de Vitória para implantação do Programa de Residência Médica em Pediatria (PRMP), mais uma iniciativa do hospital de agregar valores e fortalecer a história da instituição no contexto da assistência à saúde da criança, foco de todos os investimentos. O PRMP é um dos primeiros programas de formação de profissionais especializados no país e sem dúvida uma modalidade de ensino de benefícios indiscutíveis na complementação da graduação médica. Tal programa engrandece a instituição por eleger a mesma à condição de Hospital Escola, estimulando o constante crescimento do corpo clínico, projetando o hospital no contexto da pesquisa científica e inserindo a instituição no âmbito acadêmico do país.

Em conjunto com a implantação do projeto acadêmico o HIFA propõe mais uma importante parceria, desta vez com a Prefeitura Municipal de Cachoeiro, com a finalidade de ampliar o atendimento prestado à comunidade, contribuindo na Rede de Atenção Primária à Saúde, âmbito até então exclusivo da Secretaria Municipal de Saúde. Para tal foi desenvolvido o “Programa de Atenção Integral á Saúde da Criança”, partindo das diretrizes assistenciais do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pediatria e Organização Mundial de Saúde. O programa prevê o seguimento de crianças (elegíveis pelos critérios de inclusão)desde o seu nascimento até completar 14 anos quando de baixo risco ao nascer e até completar 19 anos em se tratando de crianças de alto risco ao nascer.

Será priorizado no atendimento de Puericultura das crianças da população alvo em especial nos primeiros dois anos de vida. Neste período intervenções precoces no processo de adoecimento podem contribuir muito no melhor desfecho da doença, reduzindo a morbimortalidade infantil.

Prestar atendimento a criança é “implantar ações de promoção à saúde, prevenção de agravos assumindo o compromisso de prover qualidade de vida para que ela possa crescer e desenvolver todo o seu potencial”.
(Saúde da Criança –Ministério da Saúde –Brasil)


O Instituto da Criança é um ambulatório que faz parte da Residência Médica onde são realizadas consultas de Puericultura (consultas de rotina) e Intercorrência (consultas onde a criança está doente, não sendo urgência ou emergência), iniciou seus atendimentos em março de 2014.

É um atendimento diferenciado onde a criança é examinada cuidadosamente por um médico residente acompanhado de seu preceptor, sendo eles: Dra. Katia, Dra. Jaqueline, Dra. Karla, Dra. Rachel. Cada residente permanece no ambulatório por 04 meses,o residente que faz o primeiro atendimento continua com a mesma criança nos próximos 4 meses, deste modo ele pode fazer uma comparação do desenvolvimento desta criança e diagnosticando precocemente qualquer anormalidade que possa vir a aparecer. Essa criança e resgatada com 01 ano e volta a ser atendida pelo residente que fez o primeiro atendimento quando ele volta no seu segundo ano de residência.

As crianças chegam aoinstituto encaminhado pelas unidades de saúde pela enfermeira, onde a mesma faz contato prévio com a enfermeira do instituto e solicita a vaga e recebe o dia e horário da consulta, o mais rápido possível.

Desde a sua inauguração os atendimentos vêm aumentando e essa parceria com as unidades de saúde da prefeitura do município de Cachoeiro de Itapemirim estabelece uma assistência de qualidade, dando ênfase no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e proporcionando uma queda na mortalidade infantil precoce, pois em muitas unidades não possui um Pediatra para realizar esses atendimentos.

A área contemplada pelo instituto é referente a micro 01 que é representada por 07 unidades de saúde e 10 equipes, sendo elas:

Abelardo Machado

Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora da Penha

Novo Parque

Vilage da Luz 020

Vilage da Luz 021

São Luiz Gonzaga 003

São Luiz Gonzaga 015

Aquidaban 025

Aquidaban 026

 

 

Instagram @hifaes


Como chegar


Rua Coronel Guardia, 100 - Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29300-070

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 2101-5656
28 2101-5604
hifa@hifa.org.br

 Formulário de contato

© HIFA - Hospital Materno Infantil Francisco de Assis. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web