(28) 2101-5656

Doação de Imposto de Renda


DOE SEU IMPOSTO DE RENDA PARA O HIFA


Já pensou em destinar parte do seu Imposto de Renda para o HIFA? Você pode contribuir com os projetos que beneficiam milhares de crianças. É fácil e sem custos.

Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda e contribuir.



Critérios para doar:


PESSOA FÍSICA

Declaração por meio do Formulário Completo e doação de até 6% do IR, sendo possível fazer a doação em duas modalidades. A primeira permite doação de até 6% e é necessário doar até 30/12/2019. Já a segunda permite direcionar até 3% e a doação é realizada nos meses de março e abril de 2020.


PESSOA JURÍDICA

Ser tributada pelo Lucro Real e estar recolhendo Imposto de Renda. É possível doar até 1% do IR.



Fazer a sua doação é simples!



As PESSOAS JURÍDICAS também podem destinar seu imposto aos nossos projetos!

É possível doar até 1% do IR devido até 30/12/2019 e o valor é deduzido do Imposto de Renda mensal (estimado), trimestral ou anual.



CONFIRME A SUA DOAÇÃO!

Ao optando pelo projeto do HIFA, é necessário emitir o DAM no site do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cachoeiro de Itapemirim ES através do link abaixo, com valor e data de vencimento escolhidos pelo doador.

CLIQUE E FAÇA SUA DOAÇÃO


Em todas as modalidades é necessário: Enviar o comprovante do pagamento para doacaoir@hifa.org.br

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas:
doacaoir@hifa.org.br
(28) 2101-5611/ (28) 99273-6344


Conheça três maneiras para ajudar o HIFA Florescer.

As PESSOAS FÍSICAS podem doar em duas modalidades.


MODALIDADE 1


Confira o passo a passo da primeira modalidade, onde é possível doar até 6% do seu imposto!

1º passo: Caso seus rendimentos não forem parecidos com o ano anterior, você pode calcular seu potencial exato no Simulador da Receita Federal através do site http://bit.ly/SimuladorRF

2º passo: Faça o pagamento da guia direcionada aos projetos do HIFA em www.hifa.org.br/doacaoir. É possível dividir o valor em duas ou mais vezes.



MODALIDADE 2


Permite a doação de até 3% do seu imposto!

Ao escolher esta opção, as doações podem ser realizadas nos meses de março e abril de 2020 por meio de um DARF de doação gerado pelo programa da Receita Federal.


Essa opção pode ser utilizada em dois casos, confira:

» 1º Aos que desejam complementar a doação realizada até 30 de dezembro de 2019, caso o potencial integral (6%) não tenha sido utilizado;

» 2º Aqueles que não utilizaram a modalidade de doação durante o ano poderão aproveitar o momento da declaração para doar. Neste caso, o potencial é reduzido para 3% do Imposto de Renda Devido.




Principais dúvidas:

1- O valor deduzido é dedutível como despesa?
Não. O valor deduzido diretamente do IR não será dedutível como despesa operacional para fins de apuração do lucro real e da contribuição social sobre o lucro. Ou seja, valor será lançado como despesa, em conta de resultado, e adicionado ao lucro líquido, na parte “A” do Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur) e da base de cálculo da contribuição social.

2- Como faço para fazer a comprovação da minha doação?
Para fins de comprovação, a pessoa jurídica deverá registrar em sua escrituração os valores doados, bem como manterá documentação à disposição do Fisco.

3- Até quando posso fazer a minha doação?
Pelo regulamento do IR, todas as doações feitas até 31/12/2019 ao Estatuto da Criança, Fundos do Idoso, Incentivo à Cultura, Incentivo à Atividade Audiovisual e Incentivo ao Desporto podem ser abatidas do IR até o limite de 6% do imposto devido. O contribuinte pode efetuar doação após o encerramento do ano, e antes da entrega da declaração do IR 2019, desde que a doação seja feita aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto, existe uma exceção. O contribuinte pode efetuar doação após o encerramento do ano, e antes da entrega da declaração do IR 2019, desde que a doação seja feita aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). Neste caso, a dedução fica reduzida e limitada a 3% do imposto devido na declaração, respeitando o limite global de 6%.

4- É necessário confirmar a minha doação junto a instituição que desejo doar?
O contribuinte fica responsável por comunicar à instituição escolhida que fez o recolhimento da doação. Caso contrário, o dinheiro ficará parado em um fundo global. Ou seja, pode enviar uma cópia do comprovante de pagamento para a instituição que deseja apoiar. Esta, por sua vez, irá abrir requerimento, solicitando que o crédito seja direcionado para o seu CNPJ, garantindo que a doação chegue ao destino escolhido pelo contribuinte.

5- Só posso fazer doação de Imposto de Renda no período da Declaração?
O contribuinte pode doar os recursos diretamente às entidades beneficentes ao longo do ano (tendo como data-limite o dia 30/12, do ano calendário). Assim, na hora de efetuar a declaração de IR (no ano seguinte) é necessário informar os pagamentos no campo “Doações efetuadas”. É obrigatório registrar o nome da entidade beneficiária, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) ou no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, deve ser informado o código e o valor doado. Ao cumprir esse procedimento, o programa da Receita Federal indicará automaticamente os limites de dedução de acordo com o imposto devido ao contribuinte. Não se esqueça: nesse caso, você deve guardar os comprovantes de depósito, a fim de se resguardar!

Instagram @hifaes


Como chegar


Rua Coronel Guardia, 100 - Centro
Cachoeiro de Itapemirim - ES
CEP: 29300-070

  Acesse o mapa

Entre em contato


28 2101-5656
28 2101-5604
hifa@hifa.org.br

 Formulário de contato

© HIFA - Hospital Materno Infantil Francisco de Assis. Todos direitos reservados.

Produção / Cadetudo Soluções Web