História

40 Anos de assistência à criança

A história do Hospital Infantil “Francisco de Assis” começou aproximadamente entre os anos de 1954 e 1955, quando a Mocidade Espírita “Jerônimo Ribeiro” desenvolvia trabalhos sociais em benefício à população carente e menos favorecida da sociedade cachoeirense. Um dos membros da Mocidade, filho de tradicional e benemérita família local, conseguiu uma doação ao Centro Espírita, de um terreno de propriedade da família em destaque, para que os dirigentes daquele núcleo construíssem no terreno doado uma obra assistencial de caráter benemerente, que viesse ampliar os trabalhos sociais preliminarmente desenvolvidos pela Mocidade Espírita.

 

 

Inicialmente, cogitou-se a construção de um albergue noturno para abrigar os sem teto porventura em trânsito pela cidade. Porém, com a chegada do Dr. Gilson Caroni, jovem médico pediatra, a esta cidade, este logo se identificou com os propósitos dos jovens espíritas e seus trabalhos, prestando atendimento gratuito aos pequeninos enfermos, oriundos de famílias pobres espalhadas por toda a cidade. Desejoso de trabalhar em um serviço mais especializado, para o desempenho de sua tarefa profissional, Dr. Gilson incentivou os jovens espíritas, dos quais já se tornara íntimo e estimado amigo, que encaminhassem à direção um projeto de construção da obra social vislumbrada para a edificação de um hospital pediátrico, tendo se colocado de imediato à disposição da obra, com a sua colaboração profissional gratuita. Naquela época, as crianças enfermas eram hospitalizadas em uma pequena enfermaria da Santa Casa de Misericórdia local, e recebiam assistência médica apenas do Dr. Gilson Caroni e outro pediatra radicado na cidade. Mais tarde, com a aprovação da diretoria do Centro Espírita “Jerônimo Ribeiro” do projeto de construção do hospital, esta constituiu uma comissão encarregada da construção do Hospital Infantil “Francisco de Assis”- HIFA. A construção não foi nada fácil devido aos poucos recursos que eram disponibilizados.

 

 

Passados quinze anos da construção, a obra física foi concluída e em 30 de novembro de 1969, a diretoria do Centro Espírita “Jerônimo Ribeiro”, seus associados e demais pessoas pertencentes à comunidade espírita de Cachoeiro de Itapemirim, decidiram em reunião a fundação, aprovação do Estatuto, eleição e posse da primeira diretoria do Hospital Infantil “Francisco de Assis”, que teve como seu primeiro Presidente o Sr. Satyro Pereira França; Vice-Presidente o Sr. Waldir Tavares da Silva; Primeiro Secretário o Sr. Renato César de Moura Portas; Segundo Secretário o Sr. Clésio dos Santos; Primeiro Tesoureiro o Sr. Fortunato Pereira Ribeiro; Segundo Tesoureiro o Sr. Ernani Carlos Galvão e Diretor Médico o Dr. Gilson Caroni.

 

Uma nova luta começou para a aquisição de equipamentos, móveis e utensílios hospitalares para que a unidade hospitalar, recém fundada, entrasse em funcionamento. Enfim, a esperada inauguração acontece em 29 de junho de 1971, com as presenças do Prefeito Municipal Sr. Hélio Carlos Manhães, do Governador do Estado Sr. Arthur Carlos Gerhardt dos Santos e outras autoridades. Assim, deu-se início a uma longa e laboriosa luta visando, assistir com carinho e abnegação à saúde da infância enferma e necessitada de Cachoeiro de Itapemirim. A instituição completou 40 anos de fundação e um estimado trabalho em prol das crianças.

 

Webmail | Mapa do site | Contato

 

28 2101-5656

Rua Coronel Guardia, 62 - Bairro Centro - CEP: 29300-070 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

 

HIFA

 

© 2016 Hospital Infantil Francisco de Assis.

Todos os direitos reservados.