Notícias


05.05.2018

Dia Mundial de Higiene das Mãos: a prevenção salva vidas

 

A prática da higienização das mãos é tão importante que foi adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma bandeira de combate à infecção hospitalar. Neste Dia Mundial de Higiene das Mãos, lembrado em 5 de maio.Com base nisso, dentro dos Hospitais e unidades de saúde, não é raro visualizar orientações sobre a higienização e lavagem das mãos. No entanto, segundo a enfermeira especialista em controle de infecção hospitalar do Hospital Uopeccan, Marisa Cristina Preifz de Carvalho, é importante levar estas orientações para a prática. “Com as mãos limpas, todo mundo fica mais seguro. No Hospital, isso se aplica para acompanhantes, pacientes e, principalmente, para colaboradores”, comenta. A higienização das mãos pode ser feita de duas maneiras: com água e sabão ou com solução alcóolica. Quando a higienização é feita com água e sabão, a OMS orienta que o processo dure entre 40 e 60 segundos e que o indivíduo molhe as mãos e os pulsos com água. Depois, passe o sabão até cobrir toda a superfície e esfregue cada palma sobre o dorso da outra mão, entre os dedos e, por fim, as palmas. Então, deixe as mãos ensaboadas durante 15 segundos e enxague com bastante água corrente.
No caso da solução alcoólica, a recomendação é que o processo dure entre 20 e 30 segundos e que seja colocada uma quantidade de álcool em gel na palma das mãos (suficiente para atingir todas as superfícies) e o indivíduo esfregue bem o dorso, a palma, os dedos, o vão dos dedos e os polegares. Também é preciso se atentar às pontas dos dedos e as unhas. Se atentando a esses detalhes, as mãos deixarão de ser uma porta de entrada de doenças para assumirem
o papel de verdadeiras barreiras de vírus e bactérias.
Durante ambos os processos, no entanto, é preciso se atentar a outro fator bem importante: pulseiras, alianças, anéis e demais adornos devem ser retirados. Esses objetos costumam acumular microorganismos e, por isso, é necessário higienizá-los separadamente.

Fonte

Maycon Corazza
CGN

 

 

 

 

Comentários


Webmail | Mapa do site | Contato

 

28 2101-5656  /  28 2101-5604

Rua Coronel Guardia, 100 - Bairro Centro - CEP: 29300-070 - Cachoeiro de Itapemirim - ES

 

 

HIFA

 

© 2018 Hospital Infantil Francisco de Assis.

Todos os direitos reservados.